Qual telhado escolher? Embutido ou aparente?

Já tiveram a dúvida de qual tipo de telhado utilizar?????
Imagino que em algum momento surgiu ou surgirá tal dúvida.
Aqui temos algumas vantagens e desvantagens de tal assunto ????????

Telhado aparente

Casa de campo G+B

Vantagens: É mais resistente, transmite tradicionalidade, tem conforto térmico (telhas de barro) e da uma aparência bonita ao telhado, além de deixar um beiral, seguindo a cobertura até 70, 80 cm além do limite de paredes, fazendo o papel de direcionar as águas pluviais para longe.

Desvantagens: O custo é maior, pois exige maior tempo para a colocação dos materiais que vão servir de estrutura (madeira ou metálico) e também com outros materiais exemplo massa de cimento.
Também exige madeiramento adequado ( madeira verde só causará prejuízo) e se for metálico precisa-se garantir que a estrutura suporte o peso da telha com os travamentos necessários, entre outro.
Podem surgir goteiras, como em caso de outros materiais também. E sua manutenção é um pouco mais trabalhosa que a do telhado embutido.

Platibanda ou telhado embutido

Residência V+C

Vantagens: O telhado é mais simples, podendo ser feito de telha fibrocimento (nome comum: Eternit) ou sanduíche. O custo do telhado é bem mais em conta, pois utiliza menos materiais na estrutura já que as telhas são mais leves considerando as especificadas acima. Demanda menos tempo na execução e sua manutenção é mais fácil.
Além disso deixa a residência mais moderna e apta para combinar com qualquer módulo de ampliação, inclusive considerando a cobertura.

Desvantagens: Precisa-se fazer uma laje com a função de beiral, separado da cobertura…o contrário do telhado aparente que já faz junto com a cobertura.
Se utilizado a telha de fibrocimento e a casa não for de laje, corre-se o risco do surgimento de rachaduras já que os materiais atuais não tem a mesma durabilidade de antes ( a ausência da laje faz com que a goteira caia diretamente dentro da residência, já com a laje as possíveis goteiras seriam “sugadas” pelo próprio concreto).
Embora o custo das telhas e estrutura seja menor, existe gastos com calhas, rufos e a própria platibanda.
Se a opção escolhida para as telhas for a telha de fibrocimento, e a altura da cobertura for um tanto baixa é ideal que se coloque uma manta térmica para garantir conforto térmico para o interior da residência.

Agora já tem ideia de qual telhado escolher?

Ahh… Na indecisão você pode mesclar os dois e também fica lindo!!

Residência L+G

A verdade é que existem prós e contras em cada tipo e no final o que conta mesmo é o gosto!! ????????
Espero ter ajudao!!

Beijos, Nah.

Deixe uma resposta